Quando deve ser lançado oficialmente o DREX?

O lançamento do Drex no ambiente financeiro do Brasil está previsto para o final de 2024, seguindo o planejamento atual do Banco Central (BC). O Drex, criação do BC, representa o Real Digital, uma moeda digital oficial, conhecida como Central Bank Digital Currency (CBDC) em inglês, cujo objetivo é o de substituir a circulação de papel-moeda tradicional por uma versão digital com equivalência direta ao Real. O Drex não é apenas uma moeda digital, mas também uma plataforma blockchain que se propõe a envolver integralmente o sistema financeiro brasileiro no decorrer do médio prazo.

Atualmente, o Banco Central junto com outras entidades financeiras está em busca de desenvolver mecanismos adequados para a funcionalidade dessa nova plataforma. Apesar de um ligeiro atraso no cronograma inicial, foram estabelecidos consórcios responsáveis por um projeto-piloto, que visa encontrar soluções para dilemas de privacidade que possam surgir no uso da plataforma.

A base do desenvolvimento do Drex é a tecnologia de registro distribuído, conhecida como DLT (Distributed Ledger Technology). Esta tecnologia consiste em uma estrutura descentralizada onde, em geral, todos os envolvidos têm acesso ao histórico completo das transações, permitindo uma auditoria de dados com maior transparência, característica fundamental das redes blockchain.

CURTIU? COMPARTILHE!

Faça parte da Onil!

Preencha os campos abaixo com as suas respectivas informações.
Em breve entraremos em contato.

Agende sua chamada com
um de nossos assessores

Preencha os campos abaixo com as suas respectivas informações.
Em breve entraremos em contato.